logo

Equipe de veterinários da União Europeia visitará frigoríficos em MT


Por RD News

Equipe de veterinários da União Europeia visitará frigoríficos em MT

Uma equipe de veterinários representando diversos países da União Europeia está no Brasil e visitará unidades frigoríficas de Mato Grosso até 12 de maio. Serão realizadas inspeções nas carnes bovinas, de frango e suína e todo o trabalho será acompanhado por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A data das visitas e os municípios escolhidos não foram divulgados.

Além de Mato Grosso, plantas do Paraná, Goiás, Santa Catarina e São Paulo também receberão acompanhamento de seis profissionais. Ontem (3) os europeus iniciaram as visitas às superintendências federais da Agricultura (SFA) de Goiás, do Paraná e de Santa Catarina. Na sequência, eles se dirigiram para algumas plantas frigoríficas desses estados. 

De acordo com Luis Rangel, secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, a auditoria tem como objetivo fornecer para os europeus mais esclarecimentos sobre os desdobramentos da Operação Carne Fraca. Além disso, durante a visita às unidades será realizada uma auditoria anual de rotina “que garante a renovação da habilitação dos frigoríficos brasileiros para exportarem à União Européia”, disse o secretário.  

Carne Fraca

A Operação Carne Fraca - deflagrada pela Polícia Federal em 17 de março - apontou a existência de irregularidades na fiscalização realizada em frigoríficos de vários estados brasileiros. Nenhuma planta de Mato Grosso, porém, está sendo investigada pela Justiça até o momento.

O ministro Blairo Maggi (PP) afirmou ao RD News  durante o 9º Fórum Político, realizado na semana passada no município de Porto Alegre do Norte, que 72 países questionaram e interromperam o fluxo de compras de algum tipo de carne brasileira após as ações policiais.

Deste número, contudo, somente seis federações ainda têm algum tipo de embargo. Dentro desse universo estão países como Belize, Zimbábue e Argélia e todos correspondem a uma fatia muito pequena das exportações brasileiras. (Com Assessoria)